Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

FDA: anticoagulante heparina causou a morte de dezenas de pessoas

Dezenas de pessoas faleceram após tratamento com o anticoagulante heparina, anunciou a FDA, agência americana de controle de medicamentos, ao identificar uma substância contaminante nos lotes do medicamento fabricados na China.

AFP |

Na última terça-feira, o site do FDA informou que 103 pessoas morreram entre janeiro de 2007 e fevereiro de 2008. Dessas, 62 pessoas mostraram reações alérgicas. No mês passado, a agência reguladora informou a morte de 19 pessoas.

No início de março, a FDA indicou que havia detectado uma substância contaminante não identificada nas injeções de heparina vendidas pela empresa farmacêutica Baxter International.

A substância contaminante foi logo identificada, sulfato de condroitina sobre-sulfato (SCS), uma substância artificial obtida por modificação química.

Os ingredientes ativos da heparina eram produzidos pelo laboratório Scientific Protein Laboratories (SPL), um fornecedor da Baxter, em sua fábrica em Changzhou na China.

A Baxter retirou no dia 28 de fevereiro o conjunto da heparina do mercado e interrompeu as importações enquanto se estabelecia o vínculo entre a substância contaminante e as severas reações alérgicas que causaram as mortes.

Desde que os remédios foram recolhidos, a FDA não registrou nenhum novo caso de reação alérgica.

A China é o maior fornecedor mundial de heparina, obtida dos intestinos dos porcos.

ksh/cl/fp

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG