FBI publica fotos digitalizadas de Osama bin Laden mais velho

WASHINGTON - O FBI começou o ano melhorando digitalmente as fotografias dos terroristas mais procurados, entre as que receberam tratamento está a do saudita Osama bin Laden, de quem divulgou uma imagem mais envelhecida e com a barba mais curta.

EFE |

"A última foto que tínhamos dele é de 15 ou 18 anos atrás", indicou em declarações à Agência Efe, Ken Hoffman, da unidade de investigação do FBI, polícia federal americana.

AP
Foto de abril de 2008 e duas novas projeções de Osama bin Laden
Foto de 1998 e duas novas projeções de Osama bin Laden

Os especialistas calculam que a imagem seja de meados dos anos 90. Desde então, não há nenhuma fotografia atualizada do líder da organização terrorista Al Qaeda, apenas alguns trechos de vídeos.

Segundo Hoffman, as imagens (sem qualidade ou com sombras) foram isoladas e submetidas a um tratamento digital pelos especialistas do laboratório do FBI em Quantico (Virgínia), que trabalharam neste projeto por mais de quatro meses.

Mais gordo e com barba menor, embora tenha outra em que ele aparece com o mesmo peso e com a barba grande, o FBI apresenta Bin Laden com base nas imagens dos vídeos de três anos atrás.

"Isolamos o entorno e nos centramos na imagem", explicou Hoffman.

"Queríamos ter uma imagem mais atualizada".

Além disso, o FBI apresentou no site www.rewardsforjustice.net as imagens de outros 18 supostos terroristas de como eram e daí aparência poderiam ter atualmente.

Nesta página, são oferecidas recompensas pela captura dos supostos terroristas. Por Osama bin Laden é oferecida uma recompensa de US$ 25 milhões.

O FBI espera que a imagens processadas digitalmente sirvam para conseguir alguma pista que leve à localização dos terroristas.

"Estas novas imagens são um grande exemplo de como os avanços na tecnologia e a ciência podem ser utilizados para levar à justiça as pessoas procuradas", assinalou em comunicado Louis Grever, diretor-adjunto do departamento de ciência e tecnologia do FBI.

Leia mais sobre Osama bin Laden

    Leia tudo sobre: osamaterrorismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG