Homem identificado como líder do ataque frustrado pretendia realizar explosão em cerimônia de inauguração de uma árvore de Natal

O FBI frustrou um plano de ataque com carro-bomba durante a cerimônia anual de inauguração de uma árvore de Natal, na noite de sexta-feira em Portland, Oregon, informaram as autoridades neste sábado. O Departamento de Justiça identificou o suposto líder da tentativa de ataque como Mohamed Osman Mohamud, de 19 anos, cidadão americano de origem somali.

Mohamud foi detido por agentes do FBI e pela polícia de Portland por volta das 17h40 de sexta-feira (2h da madrugada de sábado, no horário de Brasília), depois que ele tentou explodir uma caminhonete estacionada perto do local da cerimônia, a qual ele acreditava estar lotada de explosivos.

No entanto, o dispositivo havia sido desativado, e o público não correu riscos, destacaram as autoridades. "A ameaça foi muito real. Nossa investigação revelou que Mohamud estava absolutamente decidido a levar adiante um atentado de grande escala", disse Arthur Balizan, agente especial do FBI em Oregon.

"Ao mesmo tempo, gostaria de esclarecer às pessoas desta comunidade que, de qualquer modo, retiramos sua capacidade de fato de realizar o atentado", acrescentou.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.