investiga empresas afetadas por crise - Mundo - iG" /

FBI investiga empresas afetadas por crise

O FBI iniciou uma investigação sobre as quatro grandes instituições dos Estados Unidos mais afetadas pela atual crise financeira, segundo a imprensa americana. Os investigadores examinam a possibilidade de fraude cometida pelas firmas de hipoteca Fannie Mae e Freddie Mac, o banco de investimentos Lehman Brothers e a empresa de seguros AIG.

BBC Brasil |

Segundo a imprensa americana, os chefes dessas empresas também estão sendo investigados.

No último ano, à medida que o mercado imobiliário americano começou a apresentar problemas, o FBI iniciou uma ampla investigação no setor financeiro.

A investigação foi gerada por preocupações sobre a forma como hipotecas de alto risco estavam sendo vendidas.

O FBI está, por exemplo, investigando empresas que fizeram empréstimos a compradores com rendas baixas ou instáveis e também bancos de investimento que transformaram esses empréstimos em outros tipos de papéis e os colocaram no mercado.

Concordata
A ABC News, citando fontes não identificadas, disse que um dos objetivo da investigagação é descobrir se os funcionários dessas empresas sistematicamente enganaram investidores sobre o vigor financeiro de suas instituições.

A crise no mercado imobiliário americano causou perdas de bilhões de dólares para esses bancos e gerou a atual turbulência nos setores de crédito ao redor do mundo.

Freddie Mac, Fannie Mae e AIG receberam ajuda do governo americano em meio a temores de que poderiam ir à falência.

Lehamn Brothers, o quarto maior banco de investimento do país, entrou com pedido de concordata.

Na semana passada, o diretor do FBI, Robert Mueller, disse que mais de 20 grandes empresas financeiras já estão sob investigação.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG