A tempestade tropical Fay se enfraqueceu, embora ainda possa recuperar força, enquanto avança para a costa sudeste e o centro de Cuba, aonde deve chegar entre a noite deste sábado e a madrugada de domingo, informou o Centro Nacional de Furacões.

Um alerta de furacão é mantido para as províncias cubanas de Villa Clara, Cienfuegos e Matanzas, informou o organismo americano, advertindo que o oeste de Cuba, os keys e a península da Flórida (sudeste dos EUA) devem acompanhar com atenção o desenvolvimento do fenômeno.

Às 21h GMT (18h de Brasília), o centro da tempestade estava a 365 km da cidade de Camaguey e 100 km ao sul de Guantánamo, em Cuba.

"Um informe de um avião caça-furacões da reserva da Força Aérea americana relatou que Fay se enfraqueceu levemente", informou o NHC (sigla em inglês).

A tempestade diminuiu seus ventos máximos constantes de 75 km/h para 65 km/h e sua velocidade de translação é de 26 km/h. Espera-se, para as próximas horas, uma redução de sua velocidade, com um giro gradual para o oeste-noroeste.

"Um fortalecimento está previsto para os próximos dois dias (...), e Fay pode se aproximar da potência de um furacão, enquanto se aproxima do oeste de Cuba", completou o centro de furacões, com sede em Miami.

"O centro de Fay estará perto, ou sobre a costa sudeste e central de Cuba, esta noite (sábado), ou no domingo, e sobre o oeste de Cuba, na noite de domingo, ou na segunda", completou o organismo.

jco/tt

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.