Belém (Cisjordânia), 10 ago (EFE).- O partido nacionalista palestino Fatah iniciou esta manhã a apuração dos votos emitidos ontem para escolher seus principais órgãos de direção: o Comitê Central e o Conselho Revolucionário.

A apuração acontece na cidade cisjordaniana de Belém, onde se iniciou na terça-feira passada o VI Congresso do Fatah, o primeiro realizado nos últimos 20 anos e em território palestino.

Fontes do partido disseram à Efe que se espera que a apuração se prolongue durante pelo menos dez horas, por isso que os resultados do pleito poderiam ser divulgados esta mesma noite.

Ao redor de 2.350 delegados do Fatah foram convocados ontem para escolher entre 96 candidatos para os 18 membros que formarão o Comitê Central.

Outros 617 aspirantes concorriam para os 80 postos do Conselho Revolucionário, que faz as vezes de Parlamento interno do partido.

Dois pesos pesados, o ex-primeiro-ministro e atual chefe da equipe negociadora palestina, Ahmed Qorei, e o antigo "homem forte" em Gaza Mohammed Dahlan, disputam neste pleito o controle dos principais órgãos de decisão.

Uma das primeiras tarefas do Comitê Central e do Conselho Revolucionário será decidir sua auto-ampliação para 22 e 125 representantes, respectivamente, para o que o primeiro terá que escolher quatro novos membros e o segundo 45.

O congresso, que devia ter terminado na quinta-feira passada mas foi ampliado devido aos fortes desacordos internos, reelegeu no sábado passado Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), como líder máximo do partido para os próximos cinco anos. EFE nm-aca/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.