Fatah e Hamas suspendem diálogo no Egito e acordam se reunir em maio

Cairo, 28 abr (EFE).- As delegações das facções palestinas Fatah e Hamas concluíram hoje no Egito a quarta rodada de conversas para reconciliação e acordaram retomar a negociação em meados de maio.

EFE |

Uma fonte palestina disse à Agência Efe por telefone que se decidiu suspender o diálogo, iniciado ontem, para dar oportunidade a membros das delegações de consultar líderes sobre assuntos pendentes.

Segundo a agência de notícias oficial egípcia "Mena", o chefe dos deputados do Conselho Legislativo Palestino (Parlamento), e membro da delegação do Fatah, Azam al-Ahmed, afirmou que as conversas alcançaram avanços positivos em quatro assuntos-chave nas divergências entre seu grupo e o Hamas.

Esses quatro temas são a reforma de Organização para a Libertação da Palestina (OLP), eleições, segurança e formação de um novo Governo.

Apesar do progresso na criação de um GoverNo de unidade, Ahmed reconheceu que ainda não foi possível um consenso sobre o tema.

Já o dirigente do Hamas Izzat el-Rishk, integrante da delegação de seu grupo, descreveu como positivo o ambiente em que se desenvolveu o diálogo.

"Nós demonstramos flexibilidade no que se refere à OLP, por isso que esperamos que o Fatah também se mostre flexível em outros assuntos", apontou Rishk.

"Mena" disse que o mediador egípcio entre as facções palestinas, Omar Suleiman, pediu ao grupo nacionalista Fatah e ao islâmico Hamas que ponham fim a suas divisões para formar um novo Governo.

O mediador ressaltou a importância de que ambas as organizações alcancem um acordo para formar um novo Governo que se encarregue da reconstrução da Faixa de Gaza e da preparação de eleições gerais.

Ontem, o Hamas rejeitou a formação de um Governo de unidade caso tenha que respeitar acordos assinados anteriormente com Israel, como solicitou o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. EFE aj/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG