Fatah e Hamas se reúnem pela primeira vez em 10 meses

Cairo, 26 jan (EFE).- Representantes da facção nacionalista palestina Fatah e da islamita Hamas se reuniram hoje, no Cairo, pela primeira vez em dez meses para discutir o processo de reconciliação.

EFE |

O representante da OLP Azam al-Ahmed, do Fatah, afirmou em entrevista coletiva na capital egípcia que se encontrou com o dirigente do Hamas Jamal Abu Hashim, com quem decidiu organizar outra reunião "para acelerar a realização de um diálogo interpalestino" no Egito.

Esta é a primeira vez que representantes das duas facções se reúnem desde março do ano passado, quando se encontraram no Iêmen para estudar uma iniciativa para o diálogo.

Para Ahmed, "a reconciliação nacional é a chave para a solução de todos os assuntos como a abertura das passagens fronteiriças e a reconstrução de Gaza".

Além de se encontrar com membros do Hamas, Ahmed se reuniu, separadamente, com o chefe dos serviços secretos egípcios, Omar Suleiman, principal mediador entre as facções palestinas, e entre Hamas e Israel.

O representante do Fatah disse que seu grupo manifestou a Suleiman sua disposição de iniciar imediatamente um diálogo palestino global, e pediu que o Hamas não imponha condições ou use "desculpas" para não participar dessas conversas.

Segundo o responsável do Fatah, um Governo de união nacional palestino se encarregaria no futuro das passagens fronteiriças, entre elas o cruzamento de Rafah, que liga Gaza ao Egito, e da reconstrução do território palestino.

Depois de conversar com os responsáveis egípcios, entre eles Suleiman, a delegação do Hamas deixou o Cairo para se reunir mais tarde com seus dirigentes em Damasco. EFE hh/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG