prisões políticas - Mundo - iG" /

Fatah e Hamas decidem pôr fim às prisões políticas

Fatah e Hamas concordaram neste domingo em pôr fim às prisões políticas na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, anunciaram membros dos dois partidos palestinos rivais.

AFP |

As duas facções conseguiram chegar a um acordo depois de reuniões realizadas pela primeira vez em Ramallah (Cisjordânia) e em Gaza.

Este acordo é realizado na véspera do segundo aniversário da tomada do poder em Gaza pelo Hamas, que expulsou o Fatah à força em junho de 2007.

"Fatah e Hamas decidiram rechaçar as prisões políticas por princípio, já que vão de encontro à lei palestina, e para trocar listas de prisioneiros com o objetivo de examinar as condições de sua detenção" na Cisjordânia e em Gaza, declarou o líder da delegação do Fatah, Azzam al-Ahmad, em uma entrevista coletiva à imprensa ao lado da autoridade máxima da delegação do Hamas, Omar Abdelrazzak.

Al-Ahmad assegurou que ambas as partes vão criar uma Comissão Independente (palestina) para os Direitos Humanos que se encarregará de estabelecer quem está preso por motivos políticos.

Este acordo prepara o terreno para a próxima sessão de negociações interpalestinas que terá o objetivo de "retirar todos os obstáculos e obter um acordo final" entre ambas as partes, segundo adiantou o representante do Fatah em Gaza, Ibrahim Abu Naja.

bur-dlm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG