Fatah confirma resultado de eleições internas

Jerusalém, 13 ago (EFE).- A Comissão Eleitoral do Fatah declarou oficiais os resultados da eleição para o Comitê Central, principal órgão de decisão do partido, renovado pela primeira vez em duas décadas, informou hoje a agência de notícias local Maan.

EFE |

Ahmad Sayad, presidente da Comissão Eleitoral, anunciou ontem à noite os resultados finais e informou que 19 pessoas passarão a fazer parte do comitê - em vez das 18 previstas -, como indicou a agência de notícias.

A apuração final, solicitada pelo peso pesado do movimento Ahmed Qorei, que ficou fora do comitê, mostra variações sobre o número de votos obtidos pelos candidatos na comparação com os resultados preliminares divulgados na segunda-feira passada, com diferenças de até 27 votos no caso do candidato At-Tayib Abdul Rahim.

Rahim, assessor de Mahmoud Abbas, ficaria excluído do comitê segundo a apuração inicial, ao ficar em 19º, mas passará a fazer parte do organismo ao subir para 16º com os novos votos.

Aos 19 escolhidos, todos homens, se juntarão três membros designados pelo próprio comitê.

Sayad declarou que os resultados contaram com a supervisão de Abbas, reeleito na sexta-feira presidente do partido, e qualificou o processo eleitoral de "livre, claro e preciso".

A apuração de votos para as 80 cadeiras do segundo órgão de decisão do partido, o Conselho Revolucionário, continua e deve terminar nesta sexta.

O 6º Congresso do Fatah, o primeiro das últimas duas décadas e único da história em território palestino, contou com a participação de mais de 2.500 delegados de todas as partes do mundo, embora tenha acontecido sem os que ficaram retidos pelo Hamas em Gaza.

A nova ala do Fatah conseguiu assumir dois terços do Comitê Central, do qual ficaram de fora grandes nomes do passado do partido. EFE aca/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG