Fatah adia encerramento de seu 6º congresso por divergências internas

Belém, 5 ago (EFE).- O movimento nacionalista palestino Fatah decidiu hoje adiar o encerramento de seu sexto congresso, que estava previsto para amanhã, mas que não acontecerá até sábado ou domingo, por divergências surgidas na conferência.

EFE |

Segundo disse à agência Efe, Mohammed Odeh, candidato ao Conselho Revolucionário - uma das instâncias cuja composição se renovará na reunião -, a decisão foi adotada para dar mais tempo ao debate sobre "o programa político" do movimento.

O adiamento aconteceu, no entanto, depois que a "nova guarda", integrada pelas gerações mais jovens do Fatah, exigisse à direção do movimento um relatório detalhado sobre sua gestão desde o congresso anterior, realizado em 1989, na Tunísia.

Sobre as questões contábeis vinculadas ao financiamento, a "nova guarda" pediu explicações sobre a derrota do Fatah nas últimas eleições palestinas, realizadas em 2006 e vencidas, por maioria absoluta, pelo movimento islamita rival, Hamas.

As novas gerações também pedem uma explicação sobre a expulsão das forças da Autoridade Nacional Palestina (ANP), em 2007, de Gaza, dominada pelo Fatah e que perdeu o controle da faixa para as milícias islamitas, há dois anos.

O aquecimento com a discussão dessas questões, gerou tensões esta manhã no congresso, que o presidente da ANP e Fatah, Mahmoud Abbas, convocou com o objetivo de fortalecer o apoio popular ao movimento nacionalista palestino.

O objetivo dessa mudança de imagem é preparar o reatamento das negociações com Israel e as eleições palestinas previstas para janeiro, nos quais o Fatah tentará recuperar a supremacia que tinha durante a vida de seu histórico líder, Yasser Arafat.

Mais de 2 mil compromissários participam da conferência, realizada a portas fechadas e em meio a fortes esquemas de segurança, em uma escola situada aos pés da Igreja da Natividade de Belém. EFE nm-amg/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG