melhor instrumento dos EUA, diz Morales - Mundo - iG" /

Farc são o melhor instrumento dos EUA, diz Morales

LA PAZ (Reuters) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse na quarta-feira que a guerrilha colombiana Farc se tornou o melhor instrumento dos Estados Unidos para justificar uma mobilização militar na região. O presidente, também líder dos produtores de folha de coca, recebeu na terça-feira uma rápida visita do presidente colombiano, Alvaro Uribe, que percorre vários países da região para tentar tranquilizar os vizinhos quanto à sua aliança militar com os EUA.

Reuters |

Morales insistiu que a prorrogação do acordo militar entre Bogotá e Washington é um problema para toda a América Latina.

"Que diziam os Estados Unidos para invadir o Iraque? Que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa. Onde estão? O objetivo era Saddam Hussein. Na nossa região o pretexto é a luta contra o narcotráfico", disse Morales a jornalistas.

"Quero dizer algo: as pessoas que estão nas Farc são o melhor instrumento do império neste momento", acrescentou o esquerdista Morales, que, no entanto, conclamou a guerrilha marxista a abandonar a luta armada e a buscar pacificamente mudanças políticas. Morales citou como exemplo a própria Bolívia. "Nossa experiência é fazer revolução na democracia", afirmou.

O presidente boliviano confirmou que proporá na próxima cúpula do bloco regional Unasul, na próxima segunda-feira em Quito, uma resolução para rejeitar a concessão de bases militares a tropas norte-americanas na região.

"Não é possível que agora se concentrem tantos aviões, tanto aparato técnico-militar na Colômbia. Isso não é contra as Farc, não é contra o narcotráfico, é contra a região. Temos a obrigação (de rejeitá-lo), para defender a dignidade dos bolivianos e de toda a América do Sul".

"Pode ser que alguns presidentes (sul-americanos) não aceitem, mas estou seguro de que os povos lutarão contra o império, contra a dominação, contra a submissão e a escravidão", acrescentou.

(Reportagem de Carlos A. Quiroga)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG