Bogotá, 14 ago (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) felicitaram o líder cubano Fidel Castro por seu aniversario de 83 anos e elogiaram sua perseverante luta a favor da emancipação dos oprimidos.

"Um aniversário não teria significado se nada tivesse sido feito pela vida e pela humanidade. Mas no caso de Fidel, a vida foi criatividade e ação permanente, construindo a fé na causa dos explorados", diz o comunicado, assinado pela comissão internacional do grupo guerrilheiro, divulgado hoje.

O texto, que data de 13 de agosto, dia do 83º aniversário de Fidel, foi divulgado pela "Agência de Notícias Nova Colômbia" (Anncol), que costuma publicar os pronunciamentos das Farc.

Com "saudação de aniversário" ao líder cubano, as Farc querem prestar homenagem "a uma história de luta, com o compromisso de manter o combate pela justiça social".

Fidel não aparece em público desde julho de 2006, quando adoeceu e cedeu a Presidência a seu irmão mais novo Raúl Castro.

As imagens mais recentes do ex-presidente cubano foram divulgadas ontem no site oficial "Cubadebate", com duas fotografias de Fidel ao lado de membros do grupo religioso americano Pastores pela Paz, que visitou a ilha no final de julho. EFE mb/pd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.