Farc entregam vídeo como prova de que deputado seqüestrado está vivo

Bogotá, 21 jun (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) entregaram hoje a uma comissão integrada pela Igreja Católica e pelo ex-defensor público da cidade de Cali Hernán Sandoval provas de que o deputado Sigifredo López, um dos 12 políticos seqüestrados pela guerrilha em 2002, está vivo.

EFE |

Ele é o único sobrevivente do grupo de políticos feitos reféns há seis anos. Os outros 11 morreram no cativeiro há um ano, em um fogo cruzado entre seus seqüestradores e um grupo desconhecido.

A muher de López, Patricia Nieto, disse à rádio colombiana "RCN" que um alto hierarca da Igreja Católica lhe disse que tinha em seu poder um vídeo do seqüestrado.

"Saber de Sigifredo era o que todos estávamos esperando", disse Nieto, que acrescentou que ainda não tinha visto o conteúdo da gravação e que ia buscar informações sobre os detalhes do registro.

Por sua vez, Sandoval afirmou que a fita traz explicações sobre o estado de saúde de López e também fala de um acordo humanitário.

Os 12 políticos, entre eles López, foram seqüestrados por um comando das Farc em 11 de abril de 2002, na sede do Legislativo de Cali, capital de Valle del Cauca.

Em 28 de junho do ano passado, as Farc divulgaram um comunicado no qual revelaram que 11 dos 12 políticos tinham morrido no dia 18 do mesmo mês, em um combate com um grupo desconhecido.

Aparentemente, as mortes aconteceram em um confronto armado entre duas facções da guerrilha.

As vítimas foram: Juan Carlos Narváez, presidente da Assembléia na época do seqüestro, Héctor Arismendi, Carlos Barragán, Carlos Charry, Ramiro Echeverri, Francisco Giraldo, Jairo Hoyos, Nacianceno Orozco, Edison Pérez, Alberto Quintero e Rufino Varela.

Uma investigação de uma comissão da Organização dos Estados Americanos (OEA) disse que os cadáveres apresentavam várias marcas de tiro.

O Governo colombiano insiste que os deputados foram assassinados pelas Farc. EFE ocm/rb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG