Farc apresentam provas de vida de mais 9 reféns

Bogotá, 31 ago (EFE).- As famílias de seis policiais e três militares sequestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) receberam hoje provas de vida de seus parentes.

EFE |

O material, que revela que dois dos reféns vivem acorrentados há dois anos, foi entregue em forma de vídeo à senadora opositora Piedad Córdoba.

Depois de entregar as provas aos familiares dos sequestrados, a legisladora apresentou-as à imprensa.

Nas fitas, aparecem o general Luis Mendieta, os capitães Edgar Yesid Duarte e Enrique Murillo, os tenentes William Donato e Elkin Hernández, e o intendente Álvaro Moreno, todos eles da Polícia .

As imagens também mostram os sargentos do Exército Arbey Delgado e Luis Alberto Erazo, além do cabo José Líbio Martínez, que há 12 anos é mantido em poder das Farc.

A diretora da Associação Colombiana de Familiares de Membros da Polícia, Retidos e Libertados por Grupos Guerrilheiros (Asfamipaz), Marleny Orjuela, disse que o ex-congressista Orlando Beltrán, refém das Farc até o ano passado, foi quem, indiretamente, acorrentou dois dos sequestrados.

"Com tristeza, devo dizer ao país que justamente um dos políticos que, graças a Deus, está livre foi quem acorrentou Arbey Delgado e William Donato", dois dos reféns que aparecem nas provas de vida apresentadas nesta segunda-feira.

"Não é possível que venham dizer que as Farc são cruéis porque mais cruel é um político que faz favores às Farc", acrescentou Orjuela, segundo quem o ex-congressista delatou uma suposta fuga planejada pelos sequestrados.

Os nove reféns estão incluídos na lista de 23 policiais e militares que as Farc pretendem trocar por 500 guerrilheiros presos.

Em 17 de agosto, Córdoba já havia apresentado provas de vida do major da Polícia Guillermo Javier Solórzano e do cabo do Exército Salín Antonio Sanmiguel Valderrama, que apareceram num vídeo em bom estado de saúde. EFE mb/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG