FAO lança cardápio contra a fome

Santiago do Chile, 16 out (EFE).- Coincidindo com o Dia Mundial da Alimentação, o diretor para a América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), José Graziano, apresentou hoje em Santiago do Chile uma compilação de receitas baratas para combater a fome.

EFE |

Divulgar a elaboração de pratos nutritivos e a baixo custo com a batata como ingrediente principal é o objetivo de um grupo de chefs latino-americanos, que elaboraram uma receita internacional com 65 formas de cozinhar.

A rede chamada "Chefs contra a Fome", integrada por mais de 200 profissionais de todo o mundo, procura fomentar a participação de cozinheiros na luta contra a fome e a desnutrição.

"Queremos conscientizar os chefs e o público de que é possível ter uma alimentação correta e saudável utilizando os recursos próprios, os produtos de temporada e com um enfoque mais orgânico que respeite a natureza e a biodiversidade do planeta", declarou à Agência Efe o chef chileno Francisco Klimcha.

Segundo Klimcha, o objetivo dos "Chefs contra a fome" é demonstrar aos consumidores as propriedades e vantagens dos produtos que se originam em seu país ou região.

"Sempre queremos consumir coisas que vêm de fora e que obviamente são mais caras", disse Klimcha, que assegurou que isso beneficia os países exportadores em detrimento da produção local.

Apesar de a compilação de receitas apresentada hoje ser centrada na batata, Graziano ressaltou que existem outros produtos muito difundidos em algumas zonas da região que podem ser de grande utilidade na luta contra a fome.

Segundo ele, entre os alimentos que podem constar na lista está a mandioca, encontrada em grande quantidade no Brasil. EFE gs/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG