FAO entrega alimento a 50.000 pessoas em Gaza desde início do conflito

Roma, 7 jan (EFE).- O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP, na sigla em inglês) conseguiu, apesar da contínua insegurança, entregar alimentos a mais de 50.

EFE |

000 pessoas na Faixa de Gaza desde que explodiram as últimas hostilidades no dia 27 de dezembro, diz uma nota divulgada hoje.

Outras 15.000 pessoas receberam rações de pão, enquanto latas de carne e barras energéticas foram entregues a 13 hospitais de Gaza, suficientes para 6.000 pacientes e o pessoal durante um mês, acrescenta.

A WFP fez um apelo às partes em conflito para estabelecer um "espaço de respiro humanitário" que facilite realizar uma avaliação das necessidades das pessoas mais vulneráveis em Gaza e retomar as distribuições em grande escala.

Neste contexto, a WFP celebra o anúncio de Israel de um cessar-fogo de três horas por dia a partir de hoje como primeiro passo.

"Para garantir que o WFP tenha capacidade para continuar proporcionando assistência de alimentos em Gaza durante as próximos semanas e meses, é vital que se reabram o mais rápido possível todos cruzamentos, especialmente o cruzamento de Karni, e evitar assim pausas nos fornecimentos", informa.

A organização humanitária diz que tem alimento suficiente em Gaza para os próximos dias (3.700 toneladas métricas, em comparação a uma capacidade potencial de até 7.500 toneladas), mas por causa da insegurança continua com graves dificuldades para o distribuir.

Aproximadamente a metade desta provisão está nos armazéns do Ministério de Assuntos Sociais, "que não está aberto por causa da insegurança que impera e que está inacessível por causa dos combates".

Estas reservas armazenadas em Gaza estavam destinadas a ser distribuídas entre outubro e dezembro de 2008, mas por causa do bloqueio chegaram a Gaza em dezembro, além disso "são necessários mais provisões para cobrir as necessidades de janeiro". EFE cps/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG