Fay na Flórida - Mundo - iG" /

Famílias hispânicas são afetadas por passagem de tempestade Fay na Flórida

Orlando (EUA), 22 ago (EFE) - No quinto dia de passagem pelo centro da Flórida, a tempestade tropical Fay continua provocando inundações, principalmente nos condados localizados ao norte da região, onde centenas de famílias, muitas delas hispânicas, tiveram que abandonar seus lares. Na cidade de Deltona, onde calcula-se que moram 25 mil hispânicos, a maioria deles de origem porto-riquenha, mais de 31 polegadas de chuvas fizeram com que dezenas de famílias abandonassem suas casas. Estamos muito preocupados e na realidade não sabemos o que fazer, pois o que acontece é que choveu mais do que qualquer pessoa esperaria, e as lagoas de retenção (de água) que construímos depois do furacão Charley já estão cheias, disse hoje à Agência Efe Zenaida Denizac, comissária do Distrito Uno de Deltona. Na cidade, que sofreu quase três anos de seca, não há onde armazenar tanta água e, o que é pior, assegura a funcionária de origem porto-riquenha, espera-se que chova mais. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou na quinta-feira o estado de emergência na Flórida, o que libera fundos federais para os trabalhos de reconstrução, remoção de escombros e limpeza das áreas afetadas pela passagem da tempestade tropical.

EFE |

O sistema se desloca a uma velocidade de translação de 6km/h e espera-se que mantenha esta trajetória durante as próximas 36 horas.

Os meteorologistas informaram que o olho da tempestade "continuará cruzando hoje o norte da península para depois se movimentar perto ou sobre Panhandle amanhã, sábado".

Os ventos máximos sustentados são de 75 km/h, com rajadas mais fortes, e se esperam poucas mudanças em sua intensidade durante as próximas 24 horas.

Além das fortes chuvas o maior perigo atual de "Fay" se centra nos tornados que podem ocorrer hoje no nordeste da Flórida e no sul da Geórgia e da Carolina do Sul. EFE wt/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG