Família de brasileiros é impedida de entrar na Espanha

BRASÍLIA - A família de Márcio Menezes, que foi detida no aeroporto em Madri com outros 20 brasileiros, voltam ao País neste sábado. Acompanhado da mulher, cunhada e filho de quatro anos, Márcio tinha destino para a cidade espanhola de Barcelona para passar férias.

Sarah Barros |

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, as autoridades espanholas informaram que faltava, na documentação de alguns brasileiros, uma carta-convite redigida pela polícia espanhola recomendando a entrada dos brasileiros. Entretanto, o órgão brasileiro ainda não tem informações sobre quantos estariam nestas condições e quantos teriam que retornar ao Brasil.

Ao falar com a reportagem do Último Segundo na manhã deste sábado, Márcio afirmou acreditar que poderia continuar a viagem apesar da receptação pouco amistosa. Segundo ele, cerca de 20 pessoas aguardavam um posicionamento do departameto de imigração local, em uma sala de 50 m² onde foi servida apenas uma refeição. "Somos tratados como delinquentes", avaliou o técnico em informática, que já foi à Europa outras vezes.

A assessoria do Ministério das Relações Exteriores no Brasil informou que os brasileiros foram entrevistados por autoridades locais neste sábado, mas não tem informações sobre a decisão de inadmitir os brasileiros.

De acordo com a assessoria do órgão brasileiro, o procedimento espanhol é explicado pelo fato de o aeroporto em Madri ser uma das portas de entrada para a União Européia. Somadas às leis espanholas para imigrantes e turistas, as regras tornam a admissão ainda mais difícil.

A espera, que pode chegar a mais de 24 horas, para averiguação da documentação necessária também seria uma situação natural. No caso da família brasileira, a decisão levou cerca de dez horas.

Em janeiro deste ano, oito de um grupo de cerca de 20 brasileiros foram deportados depois de longa espera no aeroporto em Madri. Ao chegarem ao Brasil, o grupo também relatou maus tratos em solo espanhol.

Leia mais sobre: deportação

    Leia tudo sobre: brasileirosimigraçãopolícia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG