Falta de pagamento de cotas pode deixar ONU sem dinheiro em caixa, diz Ban

Nações Unidas, 6 nov (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse em um relatório divulgado hoje que a organização pode ficar sem dinheiro se, nos próximos dois meses, seus Estados-membros não pagarem as cotas correspondentes a 2008.

EFE |

"A situação financeira das Nações Unidas continua frágil", destacou Ban em um relatório sobre a realidade econômica da instituição.

O documento, com data de 31 de outubro, assinala que, a esta altura do ano, 59 dos 192 países que integram as Nações Unidas não pagaram sua contribuição anual ao orçamento da organização.

As cotas não pagas totalizam US$ 756 milhões, e 94% desse valor corresponde a um só país devedor, não especificado no relatório.

"A situação do orçamento regular é incerta, dada a atual e futura situação de liquidez, e o resultado em 2008 dependerá da atuação dos países-membros nos próximos meses", escreveu Ban.

O documento redigido pelo secretário-geral diz ainda que a inadimplência referente ao orçamento regular da ONU nos últimos anos já chega a US$ 2,9 bilhões. EFE jju/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG