Falha mecânica força Nasa a adiar teste com foguete

WASHINGTON - A Nasa (agência espacial americana) adiou nesta quinta-feira por uma falha mecânica o primeiro teste com o motor do foguete impulsor Ares I, que futuramente levará astronautas ao espaço nas naves Orion, que substituirão os ônibus espaciais atuais.

EFE |

Nasa
Motor do foguete ARES I em posição para o teste
Motor do foguete ARES I em posição para o teste na base de Utah

A agência americana informou em comunicado que o teste foi suspenso quando faltavam apenas 20 segundos para ser iniciado. A prova duraria apenas dois minutos e aconteceria no deserto de Utah (EUA).

A Nasa explicou que uma segunda tentativa só será feita na terça-feira, 1º de setembro, para que a equipe de engenheiros tenha tempo de investigar as causas e preparar novamente o motor.

O teste está inserido no programa Constellation, que, com as naves "Orion", substituirá os ônibus espaciais que serão retirados em 2010, uma vez concluída a construção da Estação Espacial Internacional (ISS).

A Nasa prevê fazer em 2015 o primeiro lançamento de teste com astronautas e, em 2020, voltará a levar um homem à Lua, visando a ir nas décadas seguintes a Marte.

Leia mais sobre Nasa

    Leia tudo sobre: estados unidosfoguetesnasateste

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG