GAZA - Tropas israelenses e milicianos palestinos se enfrentaram no início da noite desta segunda-feira na Faixa de Gaza depois do lançamento de foguetes e dos bombardeios registrados nesta manhã na região, informaram o Exército de Israel e o movimento islamita Hamas.

Segundo fontes do Hamas, unidades israelenses fizeram uma incursão no norte da faixa, perto da cidade de Beit Hanoun, enquanto outro grupo de soldados entrou simultaneamente pela parte sudeste do território palestino.

As fontes explicaram que as duas incursões israelenses foram curtas e que em ambas houve troca de tiros com milicianos palestinos, mas que não há registro de mortos ou feridos.

Um porta-voz do Exército israelense confirmou à Agência Efe que os confrontos ocorreram, mas assegurou que as forças militares de Israel não entraram em território palestino.

O porta-voz disse que os soldados abriram fogo em solo israelense em resposta aos disparos que vinham da Faixa de Gaza contra operários israelenses "que trabalhavam na linha fronteiriça".

Os incidentes armados desta noite ocorrem depois de a Força Aérea israelense ter bombardeado hoje de manhã um túnel de contrabando no sul da Faixa de Gaza "em resposta ao lançamento contínuo de foguetes e bombas contra o sul de Israel" ontem à noite, informou o Exército do país em comunicado.

Também não houve registro de mortos ou feridos nos combates ocorridos na manhã de hoje.

Os confrontos desta segunda-feira são os mais graves em um mês na Faixa de Gaza, onde o Exército israelense realizou em dezembro e janeiro uma sangrenta operação militar que deixou 1.400 mortos entre a população palestina.

Após o precário cessar-fogo que pôs fim à operação, Hamas e Israel iniciaram um processo de negociações mediado pelo Egito, atualmente parado, para conseguir uma nova interrupção das hostilidades.

Leia mais sobre Faixa de Gaza

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.