Mais de 15 sites de relacionamento, entre eles o Facebook e o MySpace, assinaram um acordo nesta terça-feira com a Comissão Europeia para limitar os riscos que possa ter sua utilização por parte dos menores de idade.

Esses riscos estão vinculados ao chamado 'ciber-assédio', quando um adulto tenta se aproximar de uma criança com intenções de abusar sexualmente dela, ou a revelação de informações pessoais.

Os 17 sites que assinaram o acordo são: Dailymotion, Facebook, Google/YouTube, Microsoft Europe, MySpace, Yahoo! Europe, Netlog, Arto, Bebo, Giovani.it, Hyves, Nasza-klaza.pl, One.it, Skyrock, StudiVZ, Sulake/Habbo Hotel e zap.lu.

Estes sites se comprometeram a impedir que os usuários muito jovens utilizem seus serviços e colocarão em suas páginas um link para informar sobre abusos, além de proporcionar opções que permitam escolher entre diferentes graus de proteção da vida privada, determinando quem pode ter acesso ou nao aos dados fornecidos ao site.

Por fim, os perfis dos menores serão "privados" e apenas acessíveis aos amigos reconhecidos pela pessoa em questão.

Os sites de relacionamento na internet são um fenômeno sócio-econômico emergente, que atrai 41,7 milhões de usuários só na Europa e deve alcançar os 107,4 milhões até 2012.

soe-mar/cn

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.