Facções palestinas viajam de Gaza ao Egito para impulsionar diálogo nacional

Representantes de diversas facções palestinas da Faixa de Gaza viajaram neste domingo ao Cairo para falar sobre a reconciliação nacional e o retorno a um diálogo entre os diferentes grupos políticos palestinos.

EFE |

Delegados da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), da Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP) e Frente de Luta Popular da Palestina cruzaram ao Egito através do posto de Rafah, no sul de Gaza.

O líder da FPLP, Kayed al-Ghoul, disse à imprensa que a delegação de seu movimento se reunirá neste domingo com os mediadores egípcios para "tratar sobre a divisão palestina e fórmulas para restabelecer a união nacional".

As duas principais forças palestinas, o Fatah - que governa na Cisjordânia - e o Hamas - que controla Gaza - permanecem em um constante enfrentamento e não dialogam desde que, em junho de 2007, o movimento islâmico tomou o poder após expulsar as forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas (do Fatah).

O Egito tenta mediar entre estes dois grupos, com apoio também de facções palestinas menores, para que negociem.

Há algumas semanas, os mediadores egípcios se reuniram com membros da Jihad Islâmica e espera-se que, em breve, se encontrem com membros do Hamas e do Fatah, a fim de promover o início de um diálogo nacional que acabe com a crise política interna palestina.

    Leia tudo sobre: egito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG