Facções palestinas marcam eleições para 25 de janeiro de 2010

Cairo, 16 mar (EFE).- As facções palestinas reunidas no Cairo decidiram que as próximas eleições presidenciais e legislativas acontecerão em 25 de janeiro de 2010, informou hoje à Agência Efe um dos participantes das negociações.

EFE |

Gamil al-Magdalawi, líder da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), disse que a data escolhida para o pleito foi aprovada por unanimidade pelas facções palestinas, em negociações desde o último dia 10.

As conversas, que acontecem entre representantes de aproximadamente dez grupos palestinos, buscam a reconciliação das facções e o estabelecimento das bases de um Governo de união nacional, ponto sobre o qual os participantes das negociações ainda estão divididos.

Magdalawi destacou que o programa político do próximo Governo, o tipo do Executivo e a percentagem de representação de todas as partes palestinas no gabinete de ministros continuam sendo motivo de diferenças.

Os compromissos do Governo em fim de mandato com os acordos assinados pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e o reconhecimento do Estado judeu são outros assuntos que geram conflito entre os negociadores, segundo o líder da FPLP.

As conversas, que transcorrem em cinco mesas de diálogo, devem terminar antes do fim do mês, segundo o combinado pelas facções em 26 de fevereiro.

"Todos queremos chegar o mais rápido possível a um resultado aceitável. Vamos trabalhar para superar as diferenças", acrescentou Magdalawi, segundo quem "os poderes e as instituições palestinas devem unir todos". EFE hh/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG