Facções palestinas começarão 2ª rodada de negociações em abril

Gaza, 24 março (EFE).- As facções palestinas começarão a segunda rodada do diálogo para a reconciliação no final da primeira semana de abril, informou hoje um dirigente palestino na Faixa de Gaza.

EFE |

Os representantes dos movimentos políticos palestinos voltarão a se reunir no Cairo para "acabar de tratar todos os assuntos relevantes", disse aos jornalistas Rabah Muhana, da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP).

Seu grupo iniciou contatos com outras facções para "insistir no fato de que é preciso acabar com a divisão interna, e servir à causa e aos interesses palestinos", disse.

Em 10 de março, os líderes de 13 facções palestinas, entre eles representantes do Fatah e do Hamas, concluíram a primeira rodada de um diálogo que tem como objetivo principal definir um Governo de união nacional e preparar as eleições gerais e presidenciais de janeiro de 2010.

As negociações foram encerradas sem colocar fim a um acordo, devido, fundamentalmente, a duas desavenças: a composição da plataforma do Executivo de unidade e os detalhes das eleições.

"Estamos ainda em um estado de libertação nacional que precisa da participação de toda a sociedade política palestina e das classes sociais", argumentou Muhana.

Uma fonte próxima ao Hamas disse ao jornal árabe "Al Quds Al Arabi", com sede em Londres, que representantes do movimento islâmico se reunirão na quarta-feira na capital egípcia com líderes do nacionalista Fatah do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

As duas principais facções palestinas estão em conflito desde que o Hamas, após ganhar as eleições legislativas em janeiro de 2006 e depois do fracasso de um Executivo de união nacional, tomou pela força a Faixa de Gaza, em junho de 2007, e expulsou as forças leais ao Fatah, que continua governando na Cisjordânia. EFE sar-aca-amg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG