Facções palestinas chegam ao Egito para consolidar trégua em Gaza

Cairo, 25 jan (EFE).- Uma delegação de duas facções palestinas chegou hoje ao Egito para participar das negociações para consolidar um cessar-fogo em Gaza e retomar o diálogo interpalestino, informou a agência oficial egípcia Mena.

EFE |

A delegação, procedente da Faixa de Gaza, é integrada por nove representantes dos grupos Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP) e Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP).

Os delegados devem se reunir amanhã com as autoridades egípcias, com as quais discutirão a iniciativa do Cairo para conseguir uma trégua em Gaza. Eles também participarão do diálogo com outras facções palestinas para uma reconciliação nacional.

Ao chegarem à passagem fronteiriça de Rafah, entre Gaza e Egito, os membros da delegação elogiaram os esforços egípcios para obter uma solução à crise palestina e conseguir uma reconciliação nacional, acrescentou a agência.

Nas próximas horas devem chegar ao Cairo representantes das facções palestinas Fatah e Jihad Islâmica.

Hoje, uma delegação do grupo islâmico Hamas, que controla Gaza, iniciou no Cairo a segunda rodada de conversas com as autoridades egípcias para tentar aproximar posições com Israel para conseguir uma trégua duradoura.

O Egito também atua como mediador nos esforços para a reconciliação interpalestina.

Hamas e Fatah, as duas principais facções palestinas, romperam relações em junho de 2007, quando, após confrontos armados em Gaza, a primeira assumiu o controle deste território e expulsou as forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. EFE hh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG