México, 7 abr (EFE) - A empresa sueca Vin & Sprit (V&S), fabricante da vodca Absolut, retirou um anúncio desta bebida no México onde aparecia um mapa que estendia os domínios deste país aos Estados Unidos até os limites anteriores à guerra entre ambas as nações (1846-1848). O mapa utilizado, em vigor em 1830, situa sob controle mexicano os atuais estados do Texas, Califórnia, Arizona, Nevada, Utah, Novo México e oeste do Colorado, territórios que o México perdeu para os Estados Unidos com a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo, que colocou fim a este conflito bélico. O uso do mapa gerou polêmica nos Estados Unidos, irritando e ofendendo muitos americanos que sugeriram um boicote através da internet à marca de vodca Absolut, atitude apoiada pelo jornal mexicano El Universal em sua edição desta segunda-feira. A vice-presidente de Comunicação da V&S, Paula Eriksson, através do blog da companhia, pediu domingo à noite desculpas pelo anúncio. Ela afirmou que a intenção de sua empresa não foi ofender ninguém, nem defender a modificação das fronteiras entre Estados Unidos e México. Eriksson também alega que não quis estimular o sentimento anti-americano nem intervir no debate migratório entre os territórios.

"Para nos assegurar de que serão evitados erros similares no futuro, estamos ajustando o processo interno de aprovação para anúncios destinados a mercados locais", sentenciou Eriksson.

Dois dias antes, no mesmo blog da Absolut, o dirigente da V&S tentou justificar o anúncio de sua empresa e disse que foi idealizado ao pensar na sensibilidade mexicana.

"Aponta para uma época em que o povo do México talvez sinta como sendo mais ideal", afirmou.

Eriksson reconheceu que as pessoas interpretam de maneira diferente seus anúncios segundo o local onde estão e acrescentou que "obviamente" este foi projetado para o mercado mexicano e não para o americano, "o qual teria sido muito diferente".

Durante todo o final de semana, estas declarações geraram reações contínuas, contabilizando cerca de 1.500 comentários de cidadãos dos Estados Unidos no site da Absolut.

Além dos pedidos de boicote, entre as reações dos internautas americanos destacam-se filmes nos quais aparecem um muro metálico sobre a atual fronteira entre Estados Unidos e México, e outro que coloca uma suástica sobre Suécia, Alemanha e França.

O anúncio da discórdia faz parte da campanha "In an Absolut World" (em um mundo Absolut), na qual a companhia convida os consumidores de cada país a distintas visões de um mundo supostamente ideal.

O grupo francês de vinhos e licores Pernod Ricard anunciou na semana passada a compra da V&S por US$ 5,626 bilhões de euros (US$ 8,835 bilhões), que será concluída no meio do ano. EFE np/bf/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.