Ex-vice boliviano anuncia candidatura às eleições presidenciais

La Paz, 24 abr (EFE).- O ex-vice-presidente da Bolívia Víctor Hugo Cárdenas (1993-1997) e opositor ao presidente Evo Morales expressou hoje a intenção de participar das eleições presidenciais da Bolívia, marcadas para 6 de dezembro.

EFE |

"Eu decidi fazer parte do processo político de dezembro. O anúncio oficial será feito nos próximos dias ou semanas", adiantou o ex-vice-presidente em Cochabamba, centro.

Cárdenas afirmou estar trabalhando "intensamente em todo o país" na construção de um "projeto político" com um bom programa de Governo, um discurso político e uma organização de alcance nacional.

"(Será um) movimento político cidadão que dará lugar aos povos indígenas, à juventude, às mulheres, aos setores excluídos, uma opção popular que não esteja entre os abusivos de esquerda e os abusivos de direita", afirmou.

Este ano, o imóvel que o ex-vice possui perto do Lago Titicaca foi ocupado por habitantes da zona aliados a Morales, que chegaram a agredir a família do político.

Até o momento, só dois opositores anunciaram oficialmente a candidatura às eleições gerais: os indígenas quíchuas Alejo Veliz e René Joaquino, prefeito de Potosí.

Além disso, Morales concorrerá à reeleição e deve oficializar sua candidatura neste sábado e a de seu "companheiro de chapa", o atual vice-presidente Álvaro García Linera. EFE lav/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG