Ex-tupamaro se diz pressionado a abandonar candidatura no Uruguai

Montevidéu, 13 dez (EFE).- O ex-chefe guerrilheiro Tupamaro José Pepe Mujica afirmou hoje que recebeu pressões, inclusive de setores da esquerda, para que renuncie a sua candidatura presidencial, que pode ficar definida amanhã no Congresso da Frente Ampla.

EFE |

O chefe do Movimento de Participação Popular (MPP), setor majoritário segundo as últimas eleições internas, atribuiu ao que denominou como "direita lúcida" uma campanha com o objetivo de que não seja o candidato presidencial da esquerda nas eleições de outubro de 2009.

No entanto, em declarações à imprensa de imprensa local, Mujica, de 74 anos, disse que "também parte da esquerda" fez uma "campanha canalha" contra ele.

O presidente do Uruguai, o socialista Tabaré Vázquez, assinalou em várias oportunidades que a melhor fórmula para que a Frente Ampla ganhe as próximas eleições é ter o ex-ministro da Economia e Finanças Danilo Astori, como candidato a presidente e Mujica como vice.

O líder do MPP rejeitou essa possibilidade e disse: "parece que o único consenso possível é se eu aceitar ir como vice".

Nas últimas semanas os sete principais grupos da Frente Ampla com representação parlamentar negociaram sem sucesso a busca de um consenso para definir no Congresso, deste fim de semana, a chapa presidencial, que conta com 5 pré-candidatos.

Além de Mujica e Astori, líder do partido Assembléia Uruguai, foram propostos o socialista Daniel Martínez, ministro da Indústria, Energia e Mineração; Enrique Rubio, do setor Vertente Artiguista e diretor do Escritório de Planeamiento e Orçamento (OPP) da Presidência, e Marcos Carámbula, independente e intendente (prefeito) de Canelones, segundo departamento em importância no país.

Cerca de 2.400 delegados de todo o país estão habilitados para participar da escolha.

O estatuto da Frente Ampla assinala que um candidato à Presidência necessita do apoio de dois terços dos delegados. EFE jf/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG