Ex-secretários britânicos questionam liderança de Gordon Brown

Dois ex-secretários do governo britânico estariam tentando iniciar uma revolta dentro do Partido Trabalhista, questionando a liderança do primeiro-ministro Gordon Brown na agremiação. A popularidade do partido vem caindo nos últimos meses e Brown tem que convocar eleições gerais até junho deste ano, de acordo com as regras do Parlamento.

BBC Brasil |

Segundo informações obtidas pela BBC, o ex-secretário de Defesa, Geoff Hoon, e a ex-secretária de Saúde, Patricia Hewitt, teriam enviado mensagens de texto por telefone a todos os parlamentares do partido, convocando uma votação secreta sobre a liderança de Brown.

Eles teriam dito que a votação poderia "ser feita rapidamente" e permitiria ao partido "seguir em frente".

Segundo as regras do Partido Trabalhista, para que a liderança seja contestada, 20% dos parlamentares do partido têm que apresentar um candidato alternativo. O candidato tem que aceitar a nomeação para que a votação seja realizada.

"Complô"
Já houve outras tentativas de afastar Gordon Brown da liderança do Partido Trabalhista. No ano passado, o secretário James Purnell acabou renunciando, pedindo também a renúncia do premiê.

Gordon Brown, que foi o ministro da Fazenda britânico de 1997 a 2007, assumiu a liderança do partido em junho de 2007, três dias depois de ser eleito, após a renúncia de Tony Blair.

Na terça-feira, havia rumores de que mais um secretário do governo iria renunciar ao cargo, em uma tentativa de pressionar a liderança de Brown, mas os comentários foram descartados pelo Ministro dos Negócios, Peter Mandelson, como "pura invenção jornalística".

Mais tarde, depois que seu nome foi mencionado em um site, a parlamentar Tessa Jowell emitiu um comunicado dizendo "esta história é puro lixo e não tenho a menor intenção de renunciar".

Fontes de Downing Street, a sede do governo britânico, afirmaram que os rumores de um complô são "bobagem".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG