liderança moral americana - Mundo - iG" /

Ex-secretário de Clinton diz que Obama retomará liderança moral americana

Madri, 24 out (EFE).- O aspirante democrata à Casa Branca, Barack Obama, devolverá aos Estados Unidos, se for eleito presidente, a liderança moral perdida nos últimos anos, disse hoje em Madri Lawrence Summers, ex-secretário americano do Tesouro, no governo do também democrata Bill Clinton.

EFE |

Em entrevista coletiva na capital espanhola durante conferências econômicas, Summers expressou seu apoio ao senador democrata por considerar que saberá recuperar a "liderança moral perdida pelos EUA após as guerras do Iraque e Afeganistão, e as políticas adotadas depois do furacão Katrina ou com (a prisão de) Guantánamo".

O ex-secretário do Tesouro mostrou-se confiante em que Obama oferecerá "uma colocação diferente" no papel das relações dos Estados Unidos com os demais países do mundo.

Summers disse que nos últimos oito anos, em referência às políticas desenvolvidas pelo presidente republicano George W. Bush, a liderança moral dos Estados Unidos se viu "lastimada, o que também está ocorrendo em parte com a atual crise econômica mundial" que, segundo afirmou, "questionou" também sua liderança econômica.

Apesar disso, expressou sua confiança em que, em caso seja eleito presidente, o senador Obama saberá ajudar a superar a crise econômica e financeira que vive o país, porque "representa os desejos da classe média dos Estados Unidos". EFE mgg/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG