Ex-secretaria diz que relação dos EUA e Cuba passam por transição

Montreal (Canadá), 10 jun (EFE).- A ex-secretária de Estado americana Madeleine Albright disse hoje que as relações entre os Estados Unidos e Cuba passam por uma etapa de transição e que, em grande medida, dependem do comportamento da ilha.

EFE |

Albright, que foi encarregada da diplomacia americana durante a Presidência de Bill Clinton, participou hoje no Fórum Econômico Internacional das Américas, realizado na cidade canadense de Montreal.

Em entrevista coletiva, Albright informou que o presidente americano, Barack Obama, está adotando passos similares aos dados por Bill Clinton para melhorar as relações com o regime cubano.

"Acho que o presidente Obama deixou claro que quer ter diferentes relações com Cuba. Mudou muito as regulações em termo de viagens.

Mas, ao mesmo tempo, a secretária (de Estado, Hillary) Clinton pediu um comportamento mais humanitário em Cuba", disse Albright.

"Mas acredito, e falo por mim mesma, que estamos em processo de transição com Cuba", continuou.

"Quando estávamos no Governo, tomamos uma série de medidas para permitir mais viagens e o envio de mais remessas e acho que essa é a direção que o presidente Obama e a secretária estão tomando".

"Acho que é uma discussão em evolução, mas muito depende de como os cubanos se comportarão", acrescentou. EFE jcr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG