Ex-repórter da revista Time será novo porta-voz de Obama

Atualmente secretário do vice-presidente Joe Biden, Jay Carney substituirá Robert Gibbs, que deixará o cargo em fevereiro

iG São Paulo |

Ex-repórter da revista Time, Jay Carney será nomeado novo secretário de imprensa do presidente Barack Obama, disse à AFP esta quinta-feira um alto funcionário do governo. Carney, que atualmente trabalha como porta-voz do vice-presidente Joe Biden, sucederá Robert Gibbs, que deve deixar o cargo em meados de fevereiro.

Obama deve fazer outros ajustes em sua equipe no fim desta semana, no âmbito da reforma de pessoal que se seguiu à vitória republicana nas eleições de meio de mandato de novembro.

A saída de Gibbs faz parte de uma ampla remodelação na Casa Branca, que inclui a escolha de um novo assessor político, um novo conselheiro econômico e o novo chefe de gabinete William M. Daley.

"É uma reestruturação bastante ampla", havia indicado o próprio Gibbs, quando confirmou sua saída para se tornar assessor político externo do presidente Barack Obama, no início de janeiro.

Segundo Gibbs, a mudança se deve, sobretudo, a "um ciclo natural" de fadiga entre os funcionários após dois intensos anos no governo e à adaptação a novas realidades, uma vez que nesta quarta-feira tomou posse o novo Congresso com uma Câmara de Representantes de maioria republicana e se aproximam as eleições presidenciais de 2012. "Os próximos dois anos vão ser muito diferentes dos dois primeiros", ressaltou Gibbs.

As mudanças são conseqüência direta das derrota democrata nas eleições legislativas de novembro, em que o republicanos tomaram o controle da Câmara. De acordo com o jornal The New York Times, ao refazer sua equipe, Obama está aposta em mãos experientes e se esforçando para trazer ao governo nomes com conhecimento em acordo bipartidário.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: Jay CarneyRobert GibbsCasa BrancaObamaEUA

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG