Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Ex-reféns americanos voltam para casa após exames médicos

Washington, 13 jul (EFE).- Os três ex-reféns americanos que estavam sob poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e que foram resgatados em 2 de julho voltaram hoje para casa, após haver terem feito nos últimos dez dias vários exames médicos em um hospital do Texas.

EFE |

Marc Gonsalves, Keith Stansell e Thomas Howes, que estiveram seqüestrados pela guerrilha colombiana durante cinco anos e meio, deixaram o Brooke Army Medical Center em San Antonio (Texas), para se reunir de novo com as famílias em suas casas, na Flórida.

No hospital, os três americanos participaram de um programa voluntário para o processo de reintegração na sociedade, no qual receberam conselhos sobre como superar o que viveram nas selvas colombianas.

"Vamos para casa, descansaremos e nos retiraremos durante um mês e meio" de toda a atenção midiática que causou a libertação, disse Marc Gonsalves, antes de entrar, junto com os outros dois ex-reféns, no avião que os levaria à Flórida.

Os três responderam às perguntas da imprensa, mas pediram aos meios de comunicação privacidade depois que estiverem com as famílias em suas respectivas casas.

"Lembrem que hoje voltamos para casa pela primeira vez. Há parentes que estão nos esperando", disse Stansell.

"Imaginem como deve ser se não visssem sua família por cinco anos e meio. Deixem-nos voltar para casa e ser de novo pais de família", acrescentou.

"Sairemos (a público) e falaremos, mas, atualmente, o que queremos é descansar", acrescentou Gonsalves.

Os três ex-reféns americanos, que mostraram sorrindo suas novas carteiras de motorista do estado da Flórida, pediram também que a imprensa que não se esqueça dos seqüestrados que ainda permanecem em poder das Farc.

Os americanos foram resgatados em 2 de julho pelo Exército colombiano, junto com outros 12 seqüestrados, entre eles a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt. EFE cae/an

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG