Ex-promotor do TPII diz que Karadzic deveria ser julgado em Sarajevo

Sarajevo, 28 jul (EFE).- Geoffrey Nice, ex-promotor do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) no processo contra o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, defendeu hoje que o julgamento de Radovan Karadzic aconteça em Sarajevo.

EFE |

"Nos últimos sete dias, percebi que seria muito mais adequado que seja processado na região, em primeiro lugar, em Sarajevo. As vítimas poderiam acompanhar a apresentação das provas em sua língua e ver o rosto (de Karadzic)", disse o ex-promotor do TPII ao jornal "Avaz".

Segundo o ex-promotor, seria mais fácil para as testemunhas da região da antiga Iugoslávia ir a Sarajevo que a Haia.

Afirmou que a troca da documentação entre Sarajevo, Belgrado e Haia aconteceria com eficácia, e que, além disso, não haveria a pressão de tempo que há no TPII, corte que deveria encerrar suas atividades em 2010.

No entanto, Nice disse que "está consciente" de que Karadzic será processado no TPII e afirmou que houve tempo suficiente para preparar esse julgamento, durante os quase 13 anos em que o ex-líder servo-bósnio se escondia da Justiça.

Karadzic foi detido há uma semana nos arredores de Belgrado, onde vivia e trabalhava sob identidade falsa, e deve ser extraditado ao TPII nos próximos dias. EFE Nh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG