Ex-presidentes da Europa central e do leste publicam carta aberta aos EUA

Ex-presidentes da Europa central e do leste pediram nesta quinta-feira ao governo dos Estados Unidos que não esqueçam os interesses estratégicos da região ante a Rússia.

AFP |

"Às vezes temos a impressão de que muitos funcionários americanos consideram hoje que nossa região está definida de uma vez por todas e que podem passar por alto por ela para tratar de outras questões estratégicas mais urgentes. Este ponto de vista é prematuro", afirmam, entre outros, os ex-presidentes poloneses Lech Walesa e Aleksander Kwasniewski, o tcheco Vaclav Havel e o lituano Valdas Adamkus.

"A Europa central e do leste se situa em uma encruzilhada de caminhos políticos e na região cresce um grande nervosismo, especialmente pela ausência de reação da Onta durante o conflito na Geórgia ano passado, quando a Rússia violava o direito internacional", destacam os ex-presidentes em uma carta aberta sem precedentes publicada pelo jornal polonês Gazeta Wyborcza.

"Uma política para a Rússia mais firme e baseada sobre valores aumentará não apenas a segurança do Ocidente, e fará também com que Moscou tenha mais disposição para cooperar", completam os signatários, que incluem vários ex-chanceleres da região.

A carta será presentada nesta quinta-feira em Washington durante uma conferência.

bo/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG