Ex-presidente prevê que oposição dividida favorece vitória de Morales

México, 17 ago (EFE).- O ex-presidente boliviano Carlos Mesa (2003-2005) afirmou hoje no México que o atual governante, Evo Morales, vencerá as eleições gerais de dezembro e manterá o país na atual linha de confronto e polarização.

EFE |

Em entrevista à Agência Efe, Mesa, que participou da assinatura de um compromisso pela liberdade de expressão na região, assegurou que Morales conta com "muita força e respaldo", enquanto a oposição está dividida.

Embora até agora cerca de dez candidatos tenham se apresentado às eleições gerais de 6 de dezembro, o ex-presidente considerou que somente 2 ou 3 aspirantes concorrerão de fato.

Mesa qualificou de "erro" a estratégia dos partidos de oposição de defender um discurso de "todos contra Evo", já que o país precisa de uma alternativa "progressista, democrática e transformadora".

Ele ressaltou que o projeto de Evo Morales é autoritário, apesar de estar respaldado pela legitimidade de voto.

Se Morales vencer a Presidência, o país "seguirá em linha de confronto e polarização", disse o ex-governante.

Sobre as relações do governante com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, Mesa disse que "seria ingênuo" pensar que com a aliança de "conveniência e de convicção" existente entre os dois o processo eleitoral será alheio à influência do venezuelano.

O ex-presidente boliviano falou também sobre a polêmica pela possível utilização de bases colombianas por parte de militares dos Estados Unidos, que gerou críticas da Venezuela, e assegurou que "nenhuma das duas posturas é boa".

Mesa, porém, defendeu a possibilidade de combater o tráfico de drogas de outra maneira.

Quanto à saída à crise em Honduras, Mesa pediu que se restitua por algumas horas o presidente Manuel Zelaya, que deve deixar imediatamente o cargo e que sejam convocadas eleições sem sua participação no processo nem a do autoproclamado líder Roberto Micheletti. EFE pvo/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG