Ex-presidente Jimmy Carter chega à Coreia do Norte

Ex-mandatário americano se junta a outros três ex-líderes para debater diálogo entre norte e sul, além da crise de alimentos

iG São Paulo |

Reuters
Ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter acena na chegada a Pyongyang

O ex-presidente americano Jimmy Carter chegou nesta terça-feira à Coreia do Norte, em uma missão envolvendo a crise alimentar e a questão nuclear na península coreana, informou a agência Nova China.

A delegação composta por Carter, o ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari, o antigo primeiro-ministro norueguês Gro Harlem Brundtland e o ex-presidente irlandês Mary Robinson - todos pertencentes ao grupo de estadistas veteranos conhecido como The Elders (Os Anciãos) - chegou procedente de Pequim para uma visita de três dias na qual tentarão reabrir o diálogo entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, assim como com outros mediadores, como China, Japão, Estados Unidos e Rússia.

Além disso, eles tentarão debater na capital norte-coreana, Pyongyang, a difícil situação alimentar no território norte-coreano. Segundo as Nações Unidas, mais de 6 milhões de pessoas - quase um quarto da população norte-coreana - precisam de ajuda alimentar urgente.

O ex-presidente democrata, que permanecerá até a próxima quinta-feira em Pyongyang, espera poder reencontrar o número 1 do regime norte-coreano, Kim Jong-Il, mas a reunião não está prevista na agenda do governo local. Os quatro antigos líderes também analisarão a questão nuclear e a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte.

*Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: coreia do norteeuajimmy carter

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG