Ex-presidente do Parlamento se candidatará à Presidência do Irã

Teerã, 12 out (EFE)-. O ex-presidente do Parlamento iraniano Mahdi Karubi anunciou hoje que se apresentará como candidato às eleições presidenciais de junho de 2009, segundo a agência de notícias Isna.

EFE |

"Depois de muitas consultas e após estudar os problemas atuais (do Irã), decidi anunciar minha disposição a concorrer nas próximas eleições presidenciais, levando em conta o amor que tenho pelo país, pelo povo e pela República Islâmica", disse Karubi em coletiva de imprensa em Teerã.

Karubi, que atualmente é o secretário-geral do partido Etemad Meli (Confiança Nacional), pediu a seus adversários que joguem limpo durante a campanha eleitoral e que não entrem no campo das desqualificações pessoais.

O ex-presidente do Parlamento, de tendência reformista, solicitou às autoridades que cumpram com "sua obrigação" e respeitem o resultado do pleito, seja ele qual for.

Ele explicou também que, caso seja eleito, sua prioridade será resolver os problemas econômicos do país.

"Atualmente, o principal problema do povo é a economia, por isso devemos trabalhar para impulsionar o desenvolvimento econômico, o emprego e a produção", afirmou Karubi, que se queixou do alto índice de desemprego e do difícil acesso à saúde.

Além disso, assegurou que defenderá a liberdade dos cidadãos e da imprensa, enquanto em política externa se mostrou a favor de estabelecer relações diplomáticas com todos os países, menos com Israel.

Karubi é o primeiro candidato a anunciar oficialmente sua candidatura para as eleições presidenciais, previstas para 12 de junho de 2009.

O ex-presidente do Parlamento iraniano já havia solicitado a candidatura nas eleições de 17 de junho de 2005, das quais não passou do primeiro turno e que foram vencidas por Mahmoud Ahmadinejad.

Karubi atribuiu sua derrota a "ingerências eleitorais" das quais mais tarde se queixou em carta enviada ao então presidente iraniano Mohammad Khatami. EFE msh/fh/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG