pré-guerra com a Venezuela - Mundo - iG" /

Ex-presidente diz que a Colômbia está em pré-guerra com a Venezuela

Bogotá, 26 ago (EFE).- O ex-presidente colombiano Ernesto Samper (1994-1998) afirmou hoje que a Colômbia está em uma situação de pré-guerra com a Venezuela, em alusão às tensas relações entre Bogotá e Caracas, congeladas desde 28 de julho por iniciativa do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

EFE |

Para Samper, "as relações da Colômbia com os países latino-americanos são delicadas".

Em declarações a jornalistas, ele disse que, atualmente, as relações com o Equador estão confusas, que também não são bons os contatos com a Nicarágua e com a Bolívia e que "há um tratamento preventivo por parte do Brasil e Chile".

Equador, Venezuela, Bolívia e Nicarágua expressaram suas oposição ao acordo militar entre Estados Unidos e Colômbia, pelo qual tropas americanas terão permissão para usar sete bases militares colombianas no combate à guerrilha e ao tráfico de drogas.

Os presidentes dos países da União de Nações Sul-americanas (Unasul) se reunirão nesta sexta-feira em Bariloche (Argentina) justamente para discutir este acordo.

O pressente colombiano, Álvaro Uribe, disse que vai participar da cúpula, mas não consultará seus colegas presentes sobre suas opiniões em relação ao acordo. EFE ocm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG