Ex-presidente da Argélia anuncia que não se apresentará às eleições

Argel, 14 jan (EFE).- O ex-presidente da Argélia Liamine Zeroual anunciou hoje que não apresentará sua candidatura para as eleições presidenciais de abril, sobre a qual a imprensa local especulou muito.

EFE |

Vários jornais e personalidades públicas da Argélia afirmaram nas últimas semanas que Zeroual - atualmente general aposentado - estava disposto a apresentar sua candidatura para tentar retornar à Presidência do país.

Em seu comunicado, o chefe de Estado entre 1994 e 1998 reconheceu que recebeu pedidos de "inúmeros cidadãos de diferentes regiões do país" neste sentido, mas afirmou que sua retirada da atividade política no final dos anos 90 "foi irrevogável" e teve por objetivo favorecer a alternância no poder.

"Decidindo em toda liberdade renunciar definitivamente a minha carreira política, estimei que era tempo de que a alternância terminasse para garantir um salto qualitativo de nosso costume político e da prática democrática", declarou.

O ex-presidente afirmou que sua retirada não foi conseqüência de "uma manobra política ou de alguma pressão", mas foi resultado de sua "convicção de que uma democracia não pode ser estabelecida verdadeiramente sem dar uma oportunidade à alternância". EFE sk/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG