Ex-presidente americano Bill Clinton chega ao Haiti

O ex-presidente americano Bill Clinton, enviado especial da ONU para o Haiti, chegou nesta segunda-feira ao aeroporto de Porto Príncipe, onde deve se reunir com o governante haitiano, René Préval, e seguir de perto os trabalhos humanitários após o terremoto do último dia 12.

EFE |


Bill Clinton chegou ao aeroporto por volta das 12h locais, acompanhado por sua filha, Chelsea. Sua esposa, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, visitou o Haiti no sábado .

O casal Clinton expressou em várias ocasiões sua proximidade com o Haiti, onde passaram sua lua-de-mel há 35 anos, e para onde retornaram diversas vezes.

Na visita desta segunda-feira, Bill Clinton deve se reunir com o presidente haitiano e outros representantes do governo local, assim como com o grupo envolvido nos trabalhos de resgate e de distribuição da ajuda humanitária.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou neste final de semana a criação do Fundo Clinton-Bush para o Haiti, destinado a obter fundos para a nação caribenha e que será impulsionado pelos ex-governantes americanos Bill Clinton e George W. Bush.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 (Brasília) da terça-feira passada e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe.

O Exército brasileiro informou que pelo menos 16 militares do país que participavam da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah) morreram em consequência do terremoto.

A médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, e Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti, também morreram no tremor.

Veja também:

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: haititerremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG