Ex-premier francês Villepin diz que Irã é o grande vencedor da guerra no Iraque

O Irã foi o grande vencedor da guerra do Iraque, disse nesta quinta-feira o ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin, em declarações à imprensa peruana.

AFP |

"O grande vencedor da guerra no Iraque é o Irã. Foi o Irã que tirou vantagem da situação com os xiitas iraquianos, com a desordem criada pela guerra, com o terrorismo que cresceu na região", afirmou Villepin, entrevistado pelo jornal El Comercio.

Villepin considerou ainda que "nada será possível no Iraque enquanto os países da coalizão não divulgarem um calendário para a saída das tropas estrangeiras".

"Compreendo que é necessário um pouco de tempo, mas enquanto a soberania do Iraque não estiver claramente afirmada o espírito de responsabilidade dos iraquianos não se fará presente", continuou o ex-premier de Jacques Chirac.

Além disso, Villepin denunciou que a falta de soberania permite que cada um dos grupos envolvidos na política interna do país "tire vantagens da situação: curdos, xiitas, sunitas. Cada um têm uma estratégia própria".

"Falta diálogo entre o Islã e o Ocidente, e entre os grandes países e as grandes religiões", concluiu. "Falta diálogo, compreensão e respeito, e é disso que nós mais precisamos".

O ex-primeiro-ministro francês se reuniu em Lima com o presidente Alan García e com vários empresários locais.

ljc/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG