foto que o mostra nu, na mansão na Sardenha do chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, é uma montagem. Sou eu na foto, mas ela foi modificada. Essa foto não é autêntica, declarou o chefe do partido liberal aos jornalistas." / foto que o mostra nu, na mansão na Sardenha do chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, é uma montagem. Sou eu na foto, mas ela foi modificada. Essa foto não é autêntica, declarou o chefe do partido liberal aos jornalistas." /

Ex-premiê tcheco denuncia montagem em fotos de festa de Berlusconi

ROMA - O ex-primeiro-ministro tcheco Mirek Topolanek garantiu nesta sexta-feira que a http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/06/05/jornal+espanhol+publica+fotos+de+berlusconi+e+amigas+em+mansao+6545983.html target=_topfoto que o mostra nu, na mansão na Sardenha do chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, é uma montagem. Sou eu na foto, mas ela foi modificada. Essa foto não é autêntica, declarou o chefe do partido liberal aos jornalistas.

Redação com agências internacionais |

"Trata-se de uma ingerência na minha vida privada. Além disso, insisto no fato de que não há nada comprometedor nesta imagem. Foram férias privadas, num local privado", afirmou o ex-premiê.


Topolanek estaria em festa de Berlusconi / Reprodução
El País

Para Topolanek, a publicação destas fotos pelo jornal de esquerda espanhol é uma manobra política ligada às eleições europeias. "Não sabia que estas eleições eram tão importantes para os socialistas europeus", ironizou.

O jornal espanhol "El Pais" publicou na manhã desta sexta-feira cinco fotografias mostrando Berlusconi com vários convidados em sua mansão da Sicília. Somente o rosto de Berlusconi aparece nas imagens. Uma das fotos mostra um homen nu ao lado de uma mulher deitada à beira de uma piscina.

O repórter fotográfico Antonello Zappadu registrou nos últimos dois anos centenas de imagens na Villa Certosa, mas elas foram confiscadas pela Justiça italiana no final de maio .

Nas imagens publicadas pelo diário espanhol, registradas em agosto do ano passado, é possível ver claramente Berlusconi nos arredores de sua residência junto com algumas jovens.


Espanhol lê edição do "El País" com fotos de Berlusconi / AFP

Outras imagens mostram jovens fazendo topless junto à piscina, e é possível ver em uma delas um homem despido.

O único rosto exibido nas imagens é o de Berlusconi, e os de suas convidadas e convidados foram alterados por Zapaddu para preservar a privacidade dos hóspedes da Villa Certosa.

Acredita-se que nas fotos confiscadas apareceria também Noemi Letizia, a jovem cuja festa de 18 anos contou com a presença de Berlusconi. O episódio repercutiu na Itália e levou sua esposa, Veronica Lario, a pedir o divórcio.


Noemi Letizia teria sido o pivô da separação de Berlusconi / AFP

Fotos confiscadas

O premiê italiano denunciou Zapaddu à Justiça por invasão de privacidade e tentativa de fraude, depois de o fotógrafo tentar vendê-las à revista "Panorama", ligada a uma das empresas editoriais de Berlusconi.

Em uma carta enviada ao órgão responsável por questões que afetam a privacidade dos italianos, o premiê pediu que fosse impedida a publicação do material, que segundo ele reflete "momentos de intimidade".

No final de maio, a Procuradoria de Roma confiscou o arquivo fotográfico de Zappadu, e por isso algumas das fotos, como as publicadas pelo "El País", não são conhecidas da opinião pública.

Assista ao vídeo:

* Com EFE e AFP

Leia também:

Leia mais sobre Silvio Berlusconi

    Leia tudo sobre: berlusconi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG