golpe encoberto contra seus aliados - Mundo - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Ex-premiê tailandês acusa golpe encoberto contra seus aliados

Bangcoc, 13 dez (EFE).- O ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra disse hoje que houve um golpe encoberto contra um Governo eleito democraticamente na Tailândia e previu uma longa crise enquanto continuar a divisão nacional.

EFE |

Em mensagem gravada para as dezenas de milhares de pessoas que levavam horas aguardando amontoadas no Estádio Nacional de Bangcoc, com capacidade para 35 mil espectadores, Shinawatra referiu-se indiretamente, sem citar nenhuma instituição ou pessoa concretamente, às sentenças do Tribunal Constitucional emitidas este ano.

Em 9 de setembro, o primeiro-ministro Samak Sundaravej, aliado de Shinawatra e líder do Partido do Poder do Povo (PPP), foi impedido de continuar no cargo pelo Tribunal Constitucional, por ter cobrado de uma empresa privada por apresentar um programa gastronômico.

Seu substituto, Somchai Wongsawat, cunhado de Shinawatra e também do PPP, perdeu o posto em 2 de dezembro em outra sentença do mesmo tribunal.

O Tribunal Constitucional ainda dissolveu, na semana passada, por fraude nas eleições de 2007 os três principais partidos da coalizão governante, PPP, Nação Tailandesa (Chart Thai) e Matchimathipatai, e desabilitou suas diretorias de exercer funções públicas durante cinco anos.

O multimilionário Shinawatra, que um tribunal de justiça tailandês condenou em outubro a dois anos de prisão por abuso de poder, também falou da ingratidão daqueles políticos que estiveram a seu lado e se passaram a apoiar um Governo liderado pelo opositor Partido Democrata.

O Parlamento da Tailândia fará na segunda-feira uma sessão extraordinária para escolher o próximo primeiro-ministro.

Abhisit Vijjajiva, líder do Partido Democrata, afirmou esta semana que conta com cerca de 260 apoios parlamentares para se transformar no próximo chefe do Governo.

Shinawatra, um coronel de Polícia que abandonou a corporação para se transformar em um bem-sucedido homem de negócios antes de passar à política, governou a Tailândia de 2001 até o golpe de 2006. EFE grc/jp

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG