Ex-premiê iraniano anuncia candidatura a presidenciais

Teerã, 10 mar (EFE).- O ex-primeiro-ministro iraniano Mir Hussein Moussavi anunciou hoje que apresentará sua candidatura às eleições presidenciais do país, previstas para 12 de junho.

EFE |

Em comunicado divulgado hoje pela agência local "Fars", o ex-premiê, de tendência reformista, disse que vai se candidatar porque não tem dúvidas sobre seu "compromisso" com o povo iraniano.

"Anuncio meu desejo de participar como candidato das próximas eleições presidenciais, não por egoísmo nem por ignorar os problemas que isso implica, mas porque quero cumprir meu compromisso com o povo", assinalou.

"Qualquer um que lute por justiça, liberdade, independência e desenvolvimento no Irã, dentro do marco da República Islâmica, deve pensar em seu compromisso para estabelecer uma sociedade de valores fundamentada nas doutrinas do Islã puro de Maomé e nos pensamentos do imame Khomeini", detalha.

Moussavi, formado em engenharia urbana, é o terceiro político da corrente reformista a anunciar oficialmente seu desejo de chegar à Presidência em junho, ao lado do ex-presidente do Parlamento Mehdi Karrubi e do ex-presidente do país Mohamad Khatami.

Do lado conservador, tudo indica que o atual líder, Mahmoud Ahmadinejad, tentará a reeleição como candidato único de consenso, embora ainda não exista essa confirmação.

Mir Hussein Moussavi foi primeiro-ministro do Irã entre 1981 e 1989, ano no qual ocorreu uma mudança na Constituição iraniana que extinguiu o cargo. EFE msh-jm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG