Exposição sobre obras de Niemeyer é inaugurada no Uruguai

Montevidéu, 20 dez (EFE) - Uma exposição e homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurada hoje no Uruguai com o apoio do centro criado na cidade espanhola de Avilês que leva o nome do brasileiro.

EFE |

"Estamos muito felizes de poder concretizar este projeto e que sejam as obras de Niemeyer as eleitas para inaugurar a Foto Galeria ao Ar Livre de Montevidéu", disse à Agência Efe Joan Picanyol, subdiretor do Centro Niemeyer de Avilês e curador da mostra.

"Certamente esta é a forma como o grande arquiteto brasileiro teria gostado que seu trabalho fosse apresentado, ao ar livre e para que tenha a maior divulgação popular possível", acrescentou.

Em seu discurso de apresentação da mostra, denominada "100X100 Niemeyer", Picanyol definiu o brasileiro "como um dos melhores arquitetos da história e uma pessoa muito comprometida com a sociedade" "Em suas conversas, Niemeyer diz que a arquitetura ocupa o terceiro lugar em sua vida, atrás dos amigos e do vinho", brincou o subdiretor.

O secretário-geral da Secretaria Ibero-Americana (Segib), o uruguaio Enrique Iglesias, qualificou o brasileiro como "um gigante de arte do século XX que deixou um imenso patrimônio à sociedade".

Já o intendente (prefeito) de Montevidéu, Ricardo Ehrlich, destacou a condição de "cidadão do Mundo" de Niemeyer "por suas obras e suas idéias".

A autoridade municipal ressaltou o apoio do escritório local da Segib e do Centro Cultural da Espanha para a concretização da exposição.

A mostra fotográfica ficará no Parque Rodó de Montevidéu, a poucos metros do litoral da cidade e no denominado espaço "Fotogalería a Cielo Abierto".

A mostra percorre a carreira de Niemeyer e consta de 84 painéis fotográficos com iluminação para que possa ser vista também à noite.

EFE jf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG