Exposição sobre as relações entre Brasil e Portugal é inaugurada no Congresso

Brasília, 12 mai (EFE).- Foi inaugurada hoje, no Congresso Nacional, uma exposição sobre as relações parlamentares entre Brasil e Portugal desde os tempos das Cortes Gerais até os dias atuais.

EFE |

O ato teve a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia e do presidente da Assembléia de Portugal, Jaime Gama.

As Cortes Gerais de Portugal são consideradas o antecedente histórico direto do Congresso do Brasil, antiga colônia lusa e capital do império português quando a Família Real se refugiou no Rio de Janeiro, após abandonar uma Lisboa sitiada pelas tropas napoleônicas.

Gama, que iniciou hoje uma visita ao Brasil no marco das comemorações do bicentenário da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, terá uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se reunirá com autoridades do Senado.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a visita de Gama, que lidera uma delegação integrada por outros cinco deputados, "acontece em um momento particularmente positivo das relações bilaterais".

As exportações brasileiras para Portugal crescem sem parar desde 1998 e, no ano passado, alcançaram a histórica marca de US$ 1,8 bilhão. Já o Brasil importou cerca de US$ 340,9 milhões de Portugal.

Amanhã, após a conversa com Lula, Gama e o resto da delegação parlamentar portuguesa irão ao Rio de Janeiro, onde, além de se reunir com autoridades locais, visitarão a exposição "Um novo Mundo, um novo Império: A Corte Portuguesa no Brasil", no Museu Histórico Nacional.

A mostra foi inaugurada em 7 de março, durante uma visita do presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, que assistiu ao lado de Lula ao início das comemorações dos 200 anos da vinda da Família Real ao Rio de Janeiro. EFE ed/rb/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG