Exposição à luz artificial aumenta chance de câncer de próstata

Jerusalém, 4 fev (EFE).- Os homens de países com maiores níveis de luz artificial têm mais probabilidades de sofrer câncer de próstata, segundo um estudo divulgado hoje pela Universidade de Haifa, em Israel.

EFE |

Segundo o estudo, essa situação se deve a diversos fatores, como a supressão do sistema imunológico e da produção de melanina, assim como o efeito negativo no relógio biológico que provoca a confusão entre a noite e o dia devido à luz artificial, informou a universidade.

A pesquisa analisa a influência de vários fatores, entre elas o uso de luz artificial, em três tipos de câncer em homens: próstata, pulmões e intestino grosso, utilizando dados de incidência de câncer em 164 países.

Para determinar os níveis de iluminação se utilizaram imagens do Programa de Satélite Meteorológico de Defesa e outras variáveis como consumo elétrico, porcentagem de população urbana e nível socioeconômico.

"Nos primeiros momentos do estudo, já ficou claro que há uma forte relação entre a incidência de câncer de próstata e os níveis de iluminação noturna artificial e o consumo elétrico", assegura a nota.

Obtidos os primeiros resultados, os países foram divididos em três tipos: com baixo, meio e alto nível de exposição à luz artificial pela noite.

A partir daí, se detectou que, nos países com baixa exposição à luz elétrica, 67 de cada 100 mil homens sofreram câncer de próstata, contra 87 dos países com média exposição (cerca de 30% a mais) e a 157 nos de alta exposição (aproximadamente 80% a mais).

A descoberta "não significa que tenhamos que retornar à Idade Média e apagar as luzes, mas se que esta relação deve ser tomada em consideração quando se planejar a política energética do país", assinalam os autores do estudo, professores Abraham Haim, Boris Portnov e Itai Kloog, da Universidade de Haifa, e o professor Richard Stevens, da Universidade de Connecticut (EUA). EFE aca/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG